Este drama biográfico narra a verídica história sobre Desmond Doss, um homem que, sem disparar qualquer tiro, salvou a vida a 75 homens durante um dos períodos mais sangrentos da Segunda Guerra Mundial.
Doss acreditava na justiça da guerra, no entanto, considerava que matar era errado, e por isso, foi o único soldado americano a combater na linha da frente sem fazer uso de armas. Como médico do exército, conseguiu evacuar sozinho os homens abandonados à morte em terreno inimigo, tendo sido ferido por uma granada e atingido por snipers.
Considerado cobarde por alguns colegas à priori, este homem conseguiu levar as suas convicções avante, motivo esse que o tornou o primeiro opositor de consciência a receber a Medalha de Honra do Congresso ( maior condecoração militar dos Estados Unidos da América ).
Com a realização de Mel Gibson ( responsável por Braveheart ), Hacksaw Ridge conta o argumento Andrew Knight e Robert Schenkkan. Nos principais papeis estão: Andrew Garfield, Vince Vaughn, Sam Worthington, Luke Bracey, Hugo Weaving, Ryan Corr, Teresa Palmer, Richard Pyros e Rachel Griffiths.
Atualmente avaliado em 8.8 valores pelo IMDb, o filme recebeu criticas positivas na sua generalidade, com muitos a felicitar o trabalho de Gibson. De acordo com a revista Rolling Stone, este é o melhor filme de guerra desde Saving Private Ryan ( foi galardoado com o Óscar de Melhor Filme, e valeu também o Óscar de Melhor Realizador a Steven Spielberg ), caracterizando-o ainda como violento, angustiante, doloroso e inesquecível.
Andrew Garfield, conhecido pelas suas performances como Spider-Man, torna-se assim um dos fortes candidatos a entrar na corrida às nomeações ao Óscar de Melhor Ator, todavia, tal poderá suceder num contexto diferente.
Segundo João Lopes do jornal Diário de Notícias, este filme surge mesmo num contexto em que Garfield é encarado por vários analistas americanos como alguém com fortíssimas possibilidades de marcar presença na lista de nomeados para o Óscar de Melhor Ator (...), no entanto, é mais provável que o prémio lhe seja atribuído pela sua atuação em Silence, um drama realizado por Martin Scorsese, situado no Japão do século XVII em que Garfield interpreta a personagem de Sebastião Rodrigues, padre jesuíta português.
Por: João Pedro Duarte
Enviar um comentário