Destaques nas nomeações aos Oscars 2019


"The Favourite", o filme protagonizado por Olivia Colman, e "Roma", a mais recente obra a preto e branco de Alfonso Cuarón, lideram a corrida aos Oscars deste ano, com dez nomeações cada um. Na categoria de Melhor Filme, surgem ainda obras como "A Star Is Born", "Vice" (com oito nomeações cada) e "Black Panther". O blockbuster da Marvel é o primeiro filme relacionado a super-heróis a estar nomeado na categoria principal da Academia.

No que toca ao campo da representação, Colman surge nomeada na categoria principal, sendo que Rachel Weisz (com quem contracenou) surge na vertente secundária. Não obstante ao facto de Gaga estar nomeada pelo trabalho que desempenhou em "A Star Is Born", a maior concorrência para Colman deverá incidir em Glenn Close, que, depois de seis nomeações, é uma grande favorita a arrecadar finalmente o galardão. De resto, surgem ainda nomeadas Yalitza Aparício ("Roma") e Melissa McCarthy ("Can You Ever Forgive Me?").

Rachel Weisz está nomeada na categoria de Melhor Atriz Secundária (treze anos depois de ter vencido este mesmo prémio pelo seu trabalho em "The Constant Gardener"). A concorrer ao prémio estão Emma Stone, que trabalhou com Weisz em "The Favourite", Marina de Tavira ("Roma"), Regina King ("If Beale Street Could Talk") e Amy Adams ("Vice").

Os favoritos a triunfar na categoria de Melhor Ator têm sido aclamados pela crítica por terem retratado duas personalidades verídicas. Rami Malek ganhou elogios por interpretar Freddie Mercury em "Bohemian Rhapsody", enquanto que Christian Bale retratou Dick Cheney, antigo vice presidente dos EUA, em "Vice". Adicionalmente, Richard E Grant recebeu a sua primeira nomeação a um Oscar (Melhor Ator Secundário) pelo trabalho que efetuou em "Can You Ever Forgive Me?". Nesta categoria, surgem ainda Sam Eliot ("A Star Is Born"), Sam Rockwell ("Vice"), Adam Driver ("BlacKkKlansman") e Mahershala Ali ("Green Book"), que parece ser um dos grandes favoritos a conquistar o prémio. 

Depois de um longo período de tempo, Spike Lee entra no lote de candidatos a arrecadar o prémio referente a Melhor Realização, com "BlacKkKlansman". É difícil de acreditar que o cineasta por trás de "Do the Right Thing" e "Malcolm X" nunca tenha sido nomeado na categoria de Melhor Realização até 2019. Em 2015, a Academia concedeu-lhe um prémio honorário que foi amplamente visto como uma fraca tentativa de compensar anos de negligencia ao trabalho do realizador.

Porém, o prémio deste ano pode estar reservado a Alfonso Cuáron que, seis anos depois de "Gravity", parece ter voltado a encantar miúdos, graúdos e a própria Academia. Juntamente com Cuarón e Lee, surgem ainda nomeados Yorgos Lanthimos ("The Favourite"), Adam McKay ("Vice") e Pawel Pawlikowski ("Cold War"). Destaque primordial incide no facto de nenhuma mulher ter sido nomeada nesta categoria, o que significa que, em noventa anos de história dos Oscars, só existiram cinco candidatas a concorrer para Melhor Realização.

As oito nomeações recebidas por "A Star Is Born", incluem duas referências a Bradley Cooper (Melhor Ator e Melhor Argumento Adaptado). No entanto, Cooper não conseguiu a indicação ao prémio de Melhor Realização, uma omissão que não é um bom presságio para os prémios que o filme possa vir a receber. Isto porque, na história dos Oscars, apenas dois filmes arrecadaram o prémio de Melhor Filme sem se apresentarem na categoria de Melhor Realização ("Driving Miss Daisy" e "Argo"). Todavia, esta lógica também parece prejudicar "Green Book", cujas cinco nomeações não incluem Peter Farrelly na Realização.

Por conseguinte, não é apenas Spike Lee que vê os holofotes da Academia a incidirem, por fim, no seu trabalho. Paul Schrader, o veterano de setenta e quatro anos que escreveu "Taxi Driver" e "Raging Bull", recebeu uma nomeação para Melhor Argumento Original por "First Reformed". Ainda em relação a esta longa metragem, resta lamentar o facto da Academia ter ignorado o trabalho de Ethan Hawke que, sem dúvida, merecia estar nomeado na categoria de Melhor Ator.

Por: João Pedro Duarte; a.k.a. Sevprisna 
Copyright © Ximbalau Nation - Uma explosão de partículas geek. Todas as imagens de videojogos, filmes, séries e etc. são marcas registadas dos seus respetivos proprietários. | Política de Privacidade | Termos de utilização Licença Creative Commons