Principais vencedores dos Golden Globe e nomeados para os BAFTA


Depois da Time's Up, #MeToo, e de uma onda elevada de premiações baseadas em mensagens políticas, os Golden Globes voltaram-se para um território mais confortável na atribuição das homenagens televisivas e cinematográficas.

Apesar de tudo, os vencedores não deixaram de afincar alguns pontos sociais, ao lançar algumas farpas às mais variadas entidades. Enquanto que Regina King (vencedora na categoria de Melhor Atriz Secundária por "If Beale Street Could Talk") abordou a paridade do trabalho para as mulheres, Alfonso Cuarón, que arrecadou o galardão de Melhor Realização por "Roma", cimentou a necessidade de se "derrubarem barreiras" no mundo do cinema.

Maioritariamente, Sandra Oh (que venceu o prémio de Melhor Atriz em Série - Drama) e Andy Samberg protagonizaram vários momentos de humor como anfitriões da cerimónia, sendo que deram especial notoriedade à "diversidade" dos nomeados, com a inclusão de "Black Panther" e "Crazy Rich Asians" nos candidatos aos prémios. Adicionalmente, uma das declarações de maior sucesso veio de Meher Tatna, presidente da Hollywood Foreign Press Association, que falou da necessidade de uma imprensa livre e robusta.

Por conseguinte, "Bohemian Rhapsody" (Melhor Filme - Drama) e Glenn Close (Melhor Atriz em Filme Dramático) foram as grandes surpresas a vencerem o Golden Globe nas categorias em que estavam nomeados. Ainda na representação, Christian Bale venceu o prémio de Melhor Ator - Comédia e Musical (por "Vice), sendo que Olivia Colman (The Favourite) triunfou como Melhor Atriz.

Depois de "Moonlight", Mahershala Ali regressou aos holofotes para arrecadar o prémio de Melhor Ator Secundário, mas com Green Book" (vencedor do Melhor Filme - Comédia e Musical). Um outro destaque incidiu no triunfo de Michael Douglas, que venceu o prémio de Melhor Ator em Série - Comédia e Musical. O ator agradeceu ao pai, Kirk Douglas, de 102 anos, o que originou uma enorme ovação.

Na medida em que estes prémios são vistos como um dos indicadores aos Oscars - apesar de existir um histórico misto - os resultados surpreendentes, na melhor das hipóteses, trouxeram um pouco mais de clareza a alguns dos principais candidatos, mas ludibriaram outros. De facto, fica visado que a Hollywood Foreign Press Association acabou por entregar bastante destaque a "Green Book" e "Bohemian Rhapsody", colocando "A Star is Born" num segundo plano.

E embora "The Favourite" só tenha arrecadado um prémio (das cinco nomeações) nos Golden Globe, com a vitória de Colman, o filme de Yorgos Lanthimos recebeu entretanto 12 nomeações para os prémios BAFTA. The Favourite" é, desta forma, o filme que arrecadou mais nomeações, sendo que "Bohemian Rhapsody", "A Star Is Born", "First Man" e "Roma" surgem de seguida (com 7 cada um).

No que toca aos nomeados nas categorias de representação, surgem nomes como Olivia Colman, Emma Stone, Rachel Weisz, Rami Malek, Steve Coogan, Christian Bale, Claire Foy, Rachel Weisz, e Richard E Grant. Por conseguinte, os vencedores dos prémios BAFTA serão conhecidos no dia 10 de fevereiro, durante a cerimónia da organização britânica, no Royal Albert Hall.
Copyright © Ximbalau Nation - Uma explosão de partículas geek. Todas as imagens de videojogos, filmes, séries e etc. são marcas registadas dos seus respetivos proprietários. | Política de Privacidade | Termos de utilização Licença Creative Commons