Nos Cinemas: Soldado Milhões


No ano que fica marcado pelo centésimo aniversário da Batalha de La Lys, a Ukbar Filmes tece homenagem a Aníbal Augusto Milhais, o maior herói português da Primeira Guerra Mundial.

Milhais é um dos muitos soldados enviados para a Flandres durante a Primeira Guerra Mundial. Na Batalha de La Lys, contraria ordens superiores ao enfrentar ofensivas alemãs com o intuito de garantir a retirada segura dos seus companheiros. Posteriormente, demora vários dias até reencontrar o seu pelotão em Saint-Venant, protegido apenas por Luisinha, a sua arma, e um amuleto da sorte oferecido pela sua amada.

Uma vez regressado ao acampamento português, o comandante Ferreira do Amaral saudou o soldado, declamando que ficaria para a História de Portugal: "Tu és Milhais, mas vales Milhões!" A aldeia que viu nascer e morrer Milhais nunca esqueceu o feito do ‘Soldado Milhões’, sendo que desta feita, mudou o nome para Valongo de Milhais e o epíteto Milhões transformou-se no sobrenome dos seus descendentes. 

Por conseguinte, devido à excelente contribuição que deu em La Lys, Aníbal Augusto Milhais  recebeu a mais alta condecoração nacional: a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

Com a realização de Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa, "Soldado Milhões" conta com o argumento de Mário Botequilha, que foi concebido a partir de relatos e de pesquisa documental. A longa metragem é protagonizada por João Arrais, Miguel Borges, Tiago Teotónio Pereira, Ivo Canelas, Isac Graça, Raimundo Cosme, e tem a participação especial de Lúcia Moniz e António Pedro Cerdeira.


Por: João Pedro Duarte; a.k.a. Sevprisna
Copyright © Ximbalau Nation - Uma explosão de partículas geek. Todas as imagens de videojogos, filmes, séries e etc. são marcas registadas dos seus respetivos proprietários. | Política de Privacidade | Termos de utilização Licença Creative Commons