O homem responsável pela conceção de personagens como Spider-Man, X-Men, Thor, Iron Man, Black Panther e Fantastic Four, colocou, esta segunda-feira, um ponto final à sua aventura incrível pelo nosso planeta. E escrevo planeta na convicção de que, agora, Lee tenha dado início a uma nova demanda por esse universo fora, onde certamente terá o engenho e a arte para descobrir novos heróis.
Eu sou de uma geração muito mais nova, e talvez não me devesse atrever a abordar o legado deste homem, que fez erguer algo muito mais importante, credível e fascinante que o universo dos super-heróis. Contudo, apraz-me efetuar esta modesta homenagem a Stanley Martin Lieber.
À medida que a minha infância ia passando, as discussões ridículas que tinha com os meus amigos sobre de quem era a vez de brincar com o boneco do Spider-Man, deram lugar aos debates engraçados sobre quem poderia vencer um confronto entre o Spider e o Superman. Na escola, tal como acontece em várias ocasiões, fiz amizades que guardo até aos dias de hoje. Atualmente, recordo com nostalgia e alegria os enredos e tramas que delineei com esses "irmãos de batalha" nas alturas em que podíamos brincar ao sabor do vento, onde eramos X-Mens, Venom, Hulk, Iron Man, Thor, e uma tanta restante catrefada de personagens que integravam as ferventes Civil Wars que ali tinham lugar.
Na transição para a vida adulta, o nosso amor pelo mundo de Stan Lee manteve-nos ligados, servindo de desculpa para marcar uma ida ao cinema quando a vida académica e profissional já nos havia separado há muito. A dada altura, o que vemos no grande ecrã pode não estar de acordo com o nosso imaginário, visto que nada consegue substituir a adrenalina, paixão e sagacidade proporcionada pela leitura das bandas desenhadas. Porém, os filmes de hoje fazem com que recordemos aquela altura maravilhosa, aquelas brincadeiras infindáveis de enlaces e enredos inimagináveis onde, e embora houvesse também lugar a desavenças, tudo estava bem.
O legado do Stan Lee contribuiu para todo um mundo da cultura pop, mas, e isto no foro meramente pessoal, deu aso a um dos capítulos mais felizes da minha vida, e do qual nunca esquecerei.
Por isto e mais, um enorme obrigado. Até sempre, Stan Lee !
Por: João Pedro Duarte; a.k.a. Sevprisna
Enviar um comentário